sexta-feira, 26 de junho de 2009

QAvimator - Utilização

Dicas para utilização:

  1. Ao iniciar o Qavimator certifique-se que a opção “Joint Limits” no menu Opções esteja ativada. Isso permite torcer o corpo humano normal além do limite.
  2. O quadril é o topo da hierarquia construção do BVH. Então, se você quiser mover o corpo todo, você tem que mover o quadril.
  3. Utilize Ctrl, Shift ou Alt para alterar o posicionamento da câmera.
  4. A animação é criada por um Keyframe. Um keyframe define o ponto de início e final do movimento do corpo.
  5. Cada parte do corpo do ator pode receber alterações em x, y e z.
  6. Como a parte do corpo selecionada utilize Ctrl, Alt ou Shift para movê-las ou altere os valores manualmente na guia Rotation.
  7. É possível adicionar adereços ao palco como: caixa, esfera, triângulo, etc., para tornar a animação o mais próximo da realidade possível. Na guia Props pode-se visualizar os adereços disponíveis, assim como, sua posição, escala, rotação e se o objeto será atachado em alguma parte do corpo do ator.
  8. Após criar a animação basta salvar com a extensão .BVH. Clique em File, Save e digite o nome do arquivo com a extensão .bvh
  9. Para colocar sua animação no SL. Abra o SL, clique no menu Arquivo / Upload de animação. O custo será de L$10. Escolha a animação e clique em Abrir.
  10. Aparecerá uma caixa de edição de animação, onde haverá algumas opções:

-Nome: nome da animação.
-Descrição: descrição da animação.
-Prioridade: permite definir se a sua animação poderá ou não ser sobreposta por outras animações. Se você utilizar a prioridade 4, isso faz com que a pose se sobreponha a uma outra que você esteja usando
-Loop: serve para deixar a pose por tempo indefinido, ou seja ela só para quando você clicar em Stop.
-Dentro % e Fora %: essas porcentagens controlam a velocidade que o loop acontecerá.

- Posição manual: você não pode controlar seus dedos no Qavimator. Esta é a opção onde você escolhe se deseja que os seus dedos realçados (com alguma transformação predefinida) ou relaxados.
- Expressão: você pode escolher dentre as expressões faciais internas para ser executada juntamente com sua animação.
- Prever enquanto:
- Ease In (sec) e Ease Out (sec): essas configurações ditam quanto tempo demora o seu avatar para chegar ao final e como é preciso para voltar a uma posição normal.

Após isso a animação estará disponével em seu Inventário (animations).

Espero que tenha te ajudado a dar os primeiros passos...

Um comentário: